domingo, 16 de fevereiro de 2014

A temida lista de convidados


No post Como começar? falei sobre alguns pontos que devem ser pensados no início do planejamento e um deles é a lista de convidados.

Eu e meu namorado já falávamos em casamento a algum tempo, mas quando isso foi se tornando mais real, a lista de convidados foi a primeira coisa que fizemos. Um dia a gente estava conversando sobre isso e resolvemos fazer uma lista para ter noção de quantidade. E tomamos um susto! Era só um esboço e já tinha mais de 230 nomes. E com certeza tínhamos esquecido de muita gente naquele momento.

Após alguns orçamentos, vimos que era possível convidar até 300 pessoas. É muita gente? É. Vamos tentar reduzir? Vamos, mas vai ser bem difícil. Queria deixar entorno de 250 para diminuir um pouco os gastos gerais, afinal muitos serviços são cobrados pela quantidade de convidados.

Se na lista pra minha formatura eu já fiquei doida, com essa eu vou surtar, pois sei que até o casamento ela vai mudar muitas vezes. Sou do tipo ansiosa e que sofre por antecipação, então já estou imaginando o sofrimento que vai ser toda vez que for revisar a lista. 

Existem alguns fluxogramas pela internet, como esse abaixo, que podem auxiliar no início dessa tarefa tão complicada. 



Alguns dizem que não se deve convidar alguém que você não vê a mais de um ano. Pra mim isso é relativo e depende muito da relação que temos com a pessoa em questão. Eu tenho parentes e amigos que não vejo a algum tempo mas que faço questão de convidar, pois a consideração que tenho por eles, e que é recíproca, é bem maior do que com muitos que convivem comigo diariamente. 

Acho importante começar a lista com as pessoas que são realmente indispensáveis, que seriam os parentes e amigos mais próximos e/ou que você considera muito. Depois vá incluindo aqueles tios distantes, os vizinhos e amigos que você gosta, alguns convidados dos seus pais (se isso já tiver sido conversado antes) e amigos mais chegados do trabalho. 

Independente de como elabore sua lista, o mais importante é não convidar ninguém por obrigação, a pessoa não vai acrescentar nada na sua festa e quem pagará por isso é você. Alguns irão entender, outros não.

No final, quem deve ficar feliz e confortável com as escolhas feitas são os noivos!

Beijos!

7 comentários:

  1. Essa vai dar muito trabalho, mais vai ser divertido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei amor! vc por aqui...rsrs
      Estou até com medo de rever a nossa, vou ficar louca...

      Excluir
  2. Flor, mesmo se vc conseguri reduzir sua lista pra 250, pode fechar o buffet e tudo mais pra 200 pessoas, sempre tem uns 20% de faltosos! ;)


    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Menina!
    A lista é um problema rs
    Acho que pra mim foi a parte mais dificil!
    O negócio é pensar com calma que no fim tudo da certo!
    Bjus
    Taty

    ResponderExcluir
  4. Conheçam o trabalho de uma fotógrafa capaz de captar sentimentos e eternizar os momentos mais inesquecíveis de seu evento: www.facebook.com/vlfotografa

    ResponderExcluir
  5. Oi, vim conhecer seu cantinho, moro em Formiga, quase do seu lado, e realmente a lista foi a pior parte dos meus preparativos, mas minha lista tem 200 pessoas e eu fechei buffet par 150 sem medo.

    Estou te seguindo,

    Beijos !

    Vivendo meu Sonho

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giselle! Estou seguindo seu blog! Sou de BH também!! :)

    bjs
    http://sonhosdenoivinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir